Sabe o que eu não entendo como pode ser assim?
Se eu tento falar em japones e um japones me escuta falando, ele pergunta se eu frequentei escola japonesa. Eu respondo que não e digo que aprendi no dia-a-dia tentando conversar com japoneses e japonesas. Então ele diz que eu falo muito bem pra quem não foi a escola aprender. rsrs
Se eu tento conversar com uns americanos, eles perguntam onde eu aprendi a falar em ingles. Eu digo que aprendi assistindo filmes americanos com legendas em ingles e escutando radios e musicas tambem em ingles. Eles riem e dizem que isso é muito inteligente de minha parte e que eles não conseguiriam fazer isso se quisessem aprender o portugues e ainda dizem que eu falo muito bem o ingles, mesmo eu dizendo que não sei muito.
Se eu converso com algum mexicano, porto riquenho ou ate mesmo cubano ou equatoriano, eles dizem que por causa do portugues ser um pouco parecido com o espanhol, deve ser por isso que eu falo bem em espanhol. Dai eu digo que aprendi algumas coizinhas na escola, no Brasil e mais algumas coizinhas conversando com peruanos e colombianos aqui no Japão. Eles també dizem que isso é muito inteligente pra se fazer sozinho.
Auto-didata? Talvez.
Mas quando se faz isso perto de algum brasileiro (pelo menos os poucos que eu tenho por perto que estudaram em escolas de idiomas), eles somente riem e dizem que eu tenho que estudar mais porque eu falo muito errado.
Eu entendo que falo errado, eu não aprendi as regras como devem ser ditas. Eu so não entendo o porque de ser repreendido por pessoas tão arrogantes, se as pessoas com quem se troca as idéias conseguem elogiar o esforço de tentar se comunicar e faze-lo tão bem.
A alguns meses eu trabalho em um bar. Nesse bar, a grande maioria dos clientes que frequentam todos os fins de semana e a maior parte da semana são americanos ou falam em ingles. Alguns clientes são japoneses que falam ingles e gostam da cultura Hip-hop e dos americanos em geral, além dos clientes de outras nações asiáticas como Philipinas, Thaylandia, China e Coréia.
É impressionante como se pode aprender tanto sobre algumas culturas, simplesmente conversando.
Mas o que se aprende sobre o Brasil ou sobre os brasileiros é que são mesquinhos, impressionados, pensam em dinheiro acima de tudo (não que isso seja má idéia, rsrs), mas eu não gosto de pensar no meu povo dessa maneira. Mas o que eu posso fazer?
Se um brasileiro não consegue falar em ingles, simplesmente ri da situação, deixando o outro lado pensar que está rindo da cara dele(a). Isso deixa o outro lado a pensar que todos os brasileiros são idiotas. Mas o que eu posso fazer?
Se algumas pessoas conversam sobre o Brasil, eles falam sobre morenas dançando na rua semi-nuas. Fazendo sexo dentro de casas noturnas. Vendendo drogas em plena avenida e em plena luz do dia. Andando normalmente nas ruas com uma arma na cintura. Enquanto eu tento mostrar o melhor lugar pra se almoçar na praça do operário em São Brás, na praia lotada num fim-de-semana em Salinas, no pessoal curtindo um reggae e se divertindo em algodoal, saindo pra tomar uma ceveja glada num numa sexta a noite no Arara Blue ou no Periquito Yellow e/ou simplesmente indo no Nick Net's comer um lanche e voltar pra casa. Boring. Aborido. Chato. Mas o que eu posso fazer?
Eu tento ser o mais amigável possível. Tento Mostrar coisas melhores sobre o Brasil pra todos ao meu redor. Tento ensinar as pessoas que na minha terra tem mais coizas interessantes que simplesmente mulheres gostosas (apesar de que eu adoro essa parte, rsrs). Tento fazer com que as pessoas queiram ir pra o Brasil pra ver a Chapada Diamantina, a dos Viadeiros, as dunas dos Lençóis Maranhenses, as praias paradisíacas do litoral paraense, cearense e pernambucano (o restante do litoral eu falo quando conhecer,rsrs). Mas o que mais eu posso fazer?
Se o próprio brasileiro não faz algo pra mudar isso, o que eu posso fazer?
Eu não sei falar muito bem em ingles, mas eu mostro pra todo "gringo" que o Brasil tem muito mais pra se conhecer que mulher pelada e futebol. Eu não sei falar muito bem em japones, mas eu mostro pra todo "nihonjin" que o Brasil é muito mais que um lugar pra mandar o povo que não tem comida e lugar pra morar (mesmo que 100 anos depois eles sejam estúpidamente ricos). Eu não sei falar muito bem em espanhol, mas eu mostro pra todo "latino" que o Brasil tem muito mais história que o que eles imaginam ser o poder norte-americano traduzido pra o povo pobre da América do Sul.
Eu não sei o que eu posso fazer. Além de ser eu mesmo e tentar ser melhor que eu mesmo a cada dia.
Take your time. Try learn every day something new. Try talk about everything with everybody and try to be nice.
Usted tiene que hacer con que las personas gusten de usted e no do que usted tiene.
Até outro dia.
Flwsss...
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)