quinta-feira, 5 de março de 2009

I want to believe

Eu costumava acreditar em casamentos, em família, em muitas coisas boas. Eu costumava acreditar em céu, em inferno e até em seres poderosos que muitos conhecem por diferentes nomes. Tal como Deus, Alah, Jeovah e outros mais.
Mas eu não sei mais em que ou em quem acreditar. Eu sei que é fácil acreditar em alguém ou em algo. É simples acreditar em quanto boas são as pessoas e no quão importante e sagrado são os bons momentos. É gostoso acreditar que possamos fazer parte de algo grandioso. De algo que pode revolucionar o mundo moderno ou até mesmo fazer a história mudar de rumo.
Quando acreditamos com força e veemência em algo que possamos fazer, pessoas podem mudar, guerras podem cessar, mundos podem ser movidos de lugar e até o tempo pode voltar.
Quando acreditamos que verdades podem ser ditas e também escritas. Passamos a acreditar no quanto nós mesmos podemos fazer a diferença. No quanto nós mesmos precisamos ser diferentes a ponto de fazer os outros ao redor pensarem como nós.
Então algo de ruim acontece. Algo que nós nunca pudemos presenciar. Algo que poderia mudar todas as nossas convicções a ponto de causar medo. Terror. Aflição.
E então nesse exato momento, nós olhamos para traz e por um breve instante, conseguimos observar a verdade. Independente, crua e amarga. Como ela realmente é.

No início, Deus criou o céu e o inferno. De acordo como a história foi contada.
A partir do céu Ele criou os pássaros e tudo mais que ali que vive.
A partir da terra Ele criou os animais e os demais seres vivos.
Depois Ele criou os mares, os peixes e as inúmeras e incontáveis formas de vida que habitam os oceanos.
E então Ele, no auge de sua glória, olha com louvor toda sua criação e pensa estar tudo em uma ordem complexa e ao mesmo tempo simplesmente perfeita.
Mas mesmo assim ainda lhe faltava algo. Com o passar do tempo Ele achou que havia esquecido algum detalhe. Foi aí que o seu maior erro foi cometido.
Ele criou o homem.
Essa mesma história conta que Deus criou o homem exatamente à sua imagem e semelhança.
Detalhe que aponta ao fato de que se é tão parecido assim. Digamos que o amigo lá de cima não seja uma das mais excelentes pessoas. Quero dizer, que semelhança tão maravilhada é essa que causa transtornos, pânico, medo, tristezas, guerras, morte.
É essa a semelhança que um ser adorado por milhares de milhões de pessoas em todo o mundo. Independente do nome por quem se conhece. Deus é sempre Deus em qualquer crença ou religião.
É essa a semelhança que criou algo de tão belo como a luz do sol irradiando vida e poder no amanhecer de todos os dias.
É essa a semelhança que fez com que as estrelas brilhassem. Com que a água corresse pelos rios e mares do mundo. Com que os olhos pudessem ver as cores que só eles podem criar. É essa a semelhança que existe entre a criação e o criador?
A história diz que Deus fez tudo o que nós temos de natural no mundo e na vida. O sol, a lua, as estrelas e o que o seu exato semelhante faz se não estragar tudo?
Mesmo estando consciente de que é um problema e de que só destrói o que o está feito. A criação ainda consegue se meter em mais problemas e só assim ele corre até o criador. Somente depois de perder as esperanças a cria passa a acreditar no criador. Somente quando perde a vida, ele passa a acreditar nela. Somente quando perde o amor, ele passa a acreditar que tem um coração.
Até então só existia a criação e suas próprias crias.
Depois, passou a existir algo maior, como o amor, o destino, a religião ou qualquer coisa que faça a criação realmente acreditar em seu criador.
Mas aí já é tarde. Não tem mais volta. A única coisa que a espera é uma chance de fazer diferente em outro lugar, em outra vida e com outra mente.
Aí entra o início da história, novamente.
O milagre da vida. O poder do criador. A luz que ilumina a mente de todos os que chegam a esse plano e se entregam ao mundo como deveria ser.
Existe a vida e existe a morte. Mas explicar o porquê que pessoas vivem e morrem, machucam ou são machucadas, choram ou fazem chorar, sorriem ou fazem sorrir, ainda é um completo mistério. Mesmo porque sempre que algo errado é feito, existe uma palavra pra se dizer.
Uma palavra que pode salvar uma vida ao mesmo tempo em que pode fazê-la desaparecer.
Uma palavra que pode mudar o rumo da história com o mesmo poder de um pensamento fixo e forte em algo positivo.
Uma palavra que pode dar poder a uma pessoa como deu a um povo.
Uma palavra que pode fazer o sangue de um culpado correr tão rápido quanto o pensamento de um inocente.

Perdão.

Sempre queremos saber o motivo ou a origem de tal poder em uma palavra.
Por que o pensamento de nós, aqui, sozinhos, sem algo em que acreditar, é demais pra suportarmos.
E ao fim do dia, o fato de mostrarmos uns aos outros, mesmo com as inúmeras diferenças, não importando em que ou em quem acreditamos, já é suficientemente bom pra continuarmos acreditando.
O milagre surge novamente. Pois o poder sempre foi capaz de mudar o pensamento das pessoas.
E quem um dia já acreditou. Passa a acreditar novamente.

Seja feliz. Você já tem o que é de mais valioso na vida.
A própria vida.


Raphael Marques
Alguém tentando ser alguém

Um comentário:

  1. O amor existe desde antes de qualquer coisa existir, porque Deus existe antes de tudo e ele é a maior expressão de amor que existe no mundo. Ele nos criou a sua imagem e semelhança para o louvor da sua glória, para engrandecermos seu nome pela terra linda que ele nos deu, mas tbm nos deu o livre arbítrio que nos permite tomar as decisões que acharmos melhor, ele não é o culpado por nos disvirtuarmos da nossa natureza e fazer tanto mal. Somos a imagem de Deus, mas não somos Deus, e ele não é como nós, pq nos pecamos e somos imperfeitos, mas ele não.O texto bíblico fala de 'imagem', de 'semelhança' e não de cópia.
    Vim aqui deixar minha impressão no seu blog!
    Continue escrevendo, abraços!

    ResponderExcluir